CASSAÇÃO

PP entra com representação na Câmara para pedir cassação de André Janones

Partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), acusa parlamentar reeleito e aliado de Lula de espalhar fake news nas redes sociais contra Bolsonaro

Luana Pedra - Estado de Minas
postado em 18/10/2022 14:38 / atualizado em 18/10/2022 14:38
André Janones coordena a militância digital de Lula nas redes sociais -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A Press)
André Janones coordena a militância digital de Lula nas redes sociais - (crédito: Tulio Santos/EM/D.A Press)

O partido Progressistas (PP) entrou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pedindo a cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG) pela divulgação de supostas fake news e quebra de decoro parlamentar. O pedido foi feito pelo presidente do partido, o deputado Cláudio Cajado.

A informação foi divulgada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), nesta terça-feira (18/10), via redes sociais.

Na representação, o PP, que faz parte da base aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), acusa o parlamentar de espalhar “mentiras e ódio” com intuito de enganar a população e atacar a democracia.

Entre as supostas fake news que Janones teria compartilhado, a representação cita publicações do parlamentar do Avante que relatam a "aproximação" entre Bolsonaro e o senador Fernando Collor (PTB), a visita do presidente a uma cerimônia da maçonaria antes de ser eleito e a frase "pintou um clima", dita pelo mandatário sobre meninas venezuelanas, que repercutiu nas redes sociais na última semana.

Em resposta, Janones compartilhou no Twitter uma parte da representação que diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já puniu bolsonaristas por divulgar fake news, alegando que o PP o acusa fazer algo que os próprios apoiadores do presidente fazem.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação