ELEIÇÕES 2022

Genial/Quaest: abstenção de voto pode reduzir vantagem de Lula

De acordo com levantamento Genial/Quaest, eleitores do petista no Nordeste e Sudeste têm alta possibilidade de não irem votar no dia do pleito

Vinícius Prates
postado em 26/10/2022 11:22
Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro mas abstenção de votos pode ser importante para resultado final das eleições
 -  (crédito:  AFP)
Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro mas abstenção de votos pode ser importante para resultado final das eleições - (crédito: AFP)

O último levantamento Genial/Quaest indica que há estabilidade nas intenções de voto para o segundo turno, que será realizado neste domingo (30/10).

No entanto, de acordo com o instituto de pesquisa, a abstenção de voto continua sendo importante para a definição do resultado das eleições e pode reduzir a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a pesquisa divulgada pelo instituto nesta quarta-feira (26/10), Lula tem 52.1% dos votos válidos e Bolsonaro 47.9%. É a primeira vez que as estimativas se encontram na margem de erro - 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento ainda mostra que em votos totais, Lula oscila positivamente na última semana; mas entre "likely voters" - novo modelo de pesquisa do instituto -, Lula oscila negativamente. "Ou seja, o eleitor que diz que vai votar em Lula no Nordeste e no Sudeste tem alta propensão de não ir votar", explica Felipe Nunes, diretor do Instituto Quaest.

As regiões em que há maior possibilidade de abstenção de voto são importantes para ambos os candidatos. Na campanha do segundo turno, Bolsonaro investiu em estratégias para reduzir a rejeição entre o eleitorado nordestino. No sudeste, o atual mandatário também se dedicou em virar votos.

Nesta quarta-feira (26/10), Bolsonaro faz sua quinta visita a Minas na campanha do segundo turno.

A pesquisa

O levantamento ouviu 2.000 pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-00470/22.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação