Eleições 2022

Lula diz que Bolsonaro possui uma "verdadeira indústria de fake news"

Na sabatina do Correio Braziliense desta quinta-feira (27/10), candidato petista afirmou que ganhou 39 processos para retirar fake news feitas sobre ele do ar

Gabriela Ornelas
postado em 27/10/2022 14:25 / atualizado em 27/10/2022 15:52
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, nesta quinta-feira (27/10), à acusação de seu adversário, Jair Bolsonaro (PL), de que a campanha petista estaria dando golpes “abaixo da linha da cintura”. Segundo Lula, o que acontece é que, "de vez em quando", a sua equipe precisa responder alguns ataques.

“Ele (Bolsonaro) tem uma verdadeira indústria de fake news. Nós já ganhamos 39 processos para tirar fake news dele nas redes sociais, mas ele tem uma máquina poderosa de contar mentiras para esse país, e nós vamos desmontando isso no nosso programa”, disse, durante sabatina do Correio Braziliense e da rádio Clube FM. O programa CB.Poder é uma parceria com a TV Brasília.

O ex-presidente acusou o QG bolsonarista de produzir mentiras e coisas sem nexo durante a corrida eleitoral. “Eles vão falando, vão mentindo, vão repetindo, e nós entramos com vários processos. Ganhamos 39 processos contra o Bolsonaro porque ele mente demais”, reforçou.

Análise

Semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que agiliza a remoção de notícias falsas nas redes sociais. Segundo a medida, o conteúdo ilícito poderá ser retirado do ar de maneira mais célere, sem a necessidade da Corte analisar ação por ação.

No início da campanha, o Correio Braziliense publicou uma análise sobre o nível preocupante de desinformação que circula nas redes sociais e em grupos do WhatsApp e do Telegram durante a disputa eleitoral.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação