Eleições 2022

Bolsonaro sobre pandemia: "Se você tomou vacina, Lula, agradeça a mim"

Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se enfrentam, nesta sexta-feira (28/10), em debate da TV Globo — o último antes do segundo turno eleitoral

Taísa Medeiros
postado em 28/10/2022 23:06 / atualizado em 28/10/2022 23:07
 (crédito: Reprodução/Stephanie Rodrigues/G1)
(crédito: Reprodução/Stephanie Rodrigues/G1)

O tema do combate à pandemia foi um dos focos do terceiro bloco do debate presidencial da TV Globo, nesta sexta-feira (28/10) entre o atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e seu oponente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula questionou o atual chefe do Executivo sobre a demora para levar à capital do Amazonas, Manaus, o oxigênio necessário para pacientes internados por conta da covid-19.

“Levou 98 dias para levar o oxigênio para Manaus. Por que não resolveu o tema da covid em tempo real? Por que não ouviu os médicos do Butantan e da Fiocruz?”, questionou Lula. Bolsonaro rebateu: “Lula, você disse, está em vídeo: 'graças a Deus a natureza criou esse vírus do coronavírus'. O Brasil foi referência na aplicação de vacinas para o mundo, compramos 500 milhões de doses”, defendeu Bolsonaro.

Lula disse que Bolsonaro fugiu da resposta por ‘peso na consciência’. “Ele não responde porque deve pesar na consciência dele. Ele sabe que tem uma declaração do ministro da Saúde que, se ele tivesse seguido a orientação de um governador do Nordeste, teria pelo menos 200 mil mortes a menos. Ele, humano como ele é, não foi visitar um hospital, não foi ver uma pessoa que perdeu um parente. Mas para mostrar como ele bonzinho, foi no túmulo da rainha da Inglaterra”, referindo-se à visita do presidente na ocasião da morte da rainha Elizabeth II em setembro.

Defesa

Bolsonaro defendeu-se dizendo não haver comparação entre as duas gestões. “Não há base de comparação de saúde no seu governo, e no meu governo. É difícil debater contigo. Nós estamos muito melhores hoje do que no período pré-pandemia”, afirmou.

Já Lula trouxe para o debate uma das iniciativas criadas no seu governo. “Se hoje tem Samu, foi o nosso governo que autorizou colocar. O que ele (Bolsonaro) fez para a saúde? Colocou três ministros que não entendem de saúde. Colocou um general que tentou comprar vacina mais cara”, disse Lula, referindo-se ao caso Covaxin. A pandemia da covid-19 fez mais de 687 mil vítimas fatais no Brasil. 

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação