eleições

TSE emite relatório zerésima, verificação de urnas, neste sábado

Documento atesta que urnas estão zeradas antes da votação, sem registro de voto para um ou outro candidato

Taísa Medeiros
postado em 29/10/2022 14:06
 (crédito: TSE)
(crédito: TSE)

Neste sábado (29/10), véspera do segundo turno eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a cerimônia de verificação dos sistemas. A cerimônia teve início às 11h no Espaço Multiuso, subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF). Em torno do meio-dia, o TSE emitiu o relatório zerésima, documento emitido em cada seção eleitoral indicando que não existe voto registrado e que a urna eletrônica está zerada antes do início da votação. O documento serve para atestar que não há registro de voto para nenhum candidato. O evento também foi realizado na véspera do primeiro turno.

Foram realizadas verificações dos programas de computador que farão o processo de totalização dos votos, atestando que eles não foram modificados. A análise serve para comprovar que os sistemas são íntegros e autênticos e correspondem aos lacrados pela Corte em 2 de setembro. Representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como fiscais, delegadas e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações acompanham a emissão do documento.

O relatório é emitido separadamente para cada nível de abrangência das eleições: pelo TSE, relativamente à eleição para presidente e vice-presidente da República; pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no caso dos pleitos presidenciais, para governador, vice-governador, senador, deputados federais, estaduais e distritais; e pelas zonas eleitorais, no que se refere às eleições federais e às estaduais.

Vale destacar que o relatório zerésima é diferente do Boletim de Urna (BU). Este é gerado em cada seção depois da conclusão da votação, informando o total de votos por partido, por candidato, em branco e nulos; total de comparecimento; identificação da seção e zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para validação do boletim.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação