Eleições 2022

Brasil registra 308 crimes eleitorais e 39 prisões no segundo turno

Crimes eleitorais mais comuns neste domingo (30/10) foram violação ou tentativa de violação do sigilo de voto, boca de urna e desobediência às ordens da Justiça Eleitoral

Gabriela Ornelas
postado em 30/10/2022 19:11
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os crimes eleitorais mais frequentes neste domingo (30/10) de segundo turno das Eleições 2022 foram violação ou tentativa de violação do sigilo de voto, boca de urna e desobediência a ordens da Justiça Eleitoral. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em todo o Brasil, a Operação Eleições 2022 registrou, até as 17h30, 308 crimes eleitorais. Foram 81 ocorrências de violação ou tentativa de violação do sigilo de voto; 70 ocorrências de boca de urna; e 33 ocorrências de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral. Os valores apreendidos em dinheiro contabilizaram R$ 6 mil.



Também foram registradas 39 prisões e cinco ocorrências de compra de votos/corrupção eleitoral: duas em Santa Catarina e uma no Amazonas, Maranhão e Paraná, respectivamente.

A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com os 26 estados e o Distrito Federal. E contou com a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal (PF), Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias Civil e Militar, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação