ELEIÇÕES 2022

Marina Silva sobre caminhoneiros: 'uma espécie de Capitólio à lá Bolsonaro'

A deputada federal eleita disse que bolsonaristas fazem atos semelhantes a invasão do Congresso norte-americano, quando Trump perdeu as eleições

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 31/10/2022 13:39
 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

A deputada federal eleita Marina Silva (REDE-SP) disse que os protestos dos caminhoneiros devido a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é semelhante a invasão de Capitólio, quando Donald Trump perdeu as eleições nos Estados Unidos. A declaração foi dada em entrevista ao Portal UOL, na manhã desta segunda-feira (31/10).

Para Marina, os bolsonaristas precisam aceitar que perderam as eleições, senão a Justiça terá que intervir. Ela compara o ato de protestos dos caminhoneiros aos ato dos apoiadores do ex-presidente Trump, em 2021, quando eles alegaram que houve fraude nas eleições presidenciais de 2020 e invadiram o Congresso Nacional norte-americano.

"No caso dos caminhoneiros, eu entendo isso como uma espécie de Capitólio à lá Bolsonaro. Enquanto no Trump nós tivemos uma invasão do capitólio, no caso do Bolsonaro, como ele não teve abrigo para as aventuras autoritárias, ele está manipulando pessoas e segmentos que são estratégicos para a sociedade brasileira, para a economia, enfim, o abastecimento do país. Essa manipulação ela vai se dissolver, obviamente. Se não tiver uma compreensão politica dos próprios bolsonaristas de que eles foram derrotados e que eles devem reconhecer essa derrota, a justiça pode ser acionada", disse Marina Silva.

Paralisação das estradas mineiras

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG), no quilômetro 702 da BR-116, em Muriaé, na Região da Zona da Mata, há uma interdição devido às manifestações dos caminhoneiros. Apenas carros de passeio, ônibus e ambulâncias estão trafegando no local.

Outro ponto de interdição é Manhuaçu, também na Zona da Mata, no entroncamento BR-116 com BR-262.

"Interdição causada por paralisação de veículos de carga. Veículos de passeio, ambulâncias, ônibus e cargas perecíveis podem passar. Há congestionamento no local", informou o órgão.

Mais cedo, caminhoneiros também mantinham a paralisação em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, afetando a BR-381. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, produtores rurais interditam a LMG-798, no KM 30.

Vitória de Lula

Lula foi eleito presidente pela terceira vez, após 12 anos de seu último mandato. O petista teve 50,90% dos votos válidos (60.345.999 votos), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), 49,10% dos votos (58.206.354 votos).

Durante a campanha eleitoral, Marina Silva ficou do lado do petista. Ela já foi ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, durante o governo Lula.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação