Eleições 2022

'Podem comemorar, está autorizado. Lula está eleito', diz Janones

O Deputado Federal eleito por São Paulo usou as redes sociais para comemorar a vitória de Lula nestas eleições

Com aproximadamente 98% das urnas apuradas no país, o Deputado Federal eleito por São Paulo, André Janones (Avante), usou o Twitter para comemorar a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente, após o segundo turno das eleições realizado neste domingo (30/10).

Mesmo antes do anúncio oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os apoiadores do petista já comemoravam a vitória. “Luiz Inácio Lula da Silva está eleito presidente do Brasil”, anunciou Janones.

“A cultura será descriminalizada, os pobres voltarão a ter vez, o meio ambiente será cuidado, e a gente vai voltar a ser respeitado lá fora!”, celebrou o deputado eleito. Com uma diferença de votos pequena entre o adversário Jair Bolsonaro (PL), Lula foi escolhido pelos brasileiros para ocupar o cargo de chefe do Executivo pelos próximos quatro anos.

As comemorações antecipadas de um lado e as lamentações dos apoiadores de Bolsonaro do outro, marcam o fim da eleição presidencial mais polarizada da história do Brasil.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Saiba Mais