ELEIÇÕES 2022

Após reunião, Fachin relata que Bolsonaro reconheceu derrota e disse "acabou"

Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com ministros do STF após pronunciamento no Palácio da Alvorada

Luana Patriolino
postado em 01/11/2022 20:55 / atualizado em 01/11/2022 20:56
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

Após reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (1°/11), o ministro da Corte Edson Fachin destacou que o chefe do Executivo aceitou a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O magistrado disse a jornalistas que Bolsonaro se referiu ao cargo no passado e que os Poderes vão “seguir em frente”.

"O presidente da República utilizou o verbo acabar no passado. Ele disse: 'Acabou'. Portanto, olhar para a frente", disse o ministro Edson Fachin, que participou da reunião. Também estiveram presentes no encontro a presidente do STF, Rosa Weber, os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, além do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Depois de dois dias de silêncio, Jair Bolsonaro se pronunciou pela primeira vez sobre a derrota. Em um discurso de dois minutos e meio, nesta terça-feira, ele agradeceu aos eleitores, criticou os bloqueios nas estradas e não citou em nenhum momento a vitória do candidato petista.

Em seguida, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), confirmou que aguarda o encaminhamento formal, por parte da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do nome do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB-SP), como coordenador do governo de transição da chapa eleita.

O presidente recebeu o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, no Palácio da Alvorada. Ele também teve a visita do vice da chapa, Walter Braga Netto, do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além do deputado Hélio Lopes (PL-RJ) e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Bolsonaro ainda convidou ministros do STF para uma conversa na residência, mas eles não compareceram. Depois do pronunciamento, a Suprema Corte divulgou uma nota oficial destacando que a fala do chefe do Executivo foi necessária para iniciar o rito de transição e que ele reconheceu o resultado do pleito.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação