Protestos

Ministro da Justiça diz que 544 vias foram desbloqueadas pela PRF

Motoristas de caminhão que apoiam Bolsonaro iniciaram manifestações em todas as regiões do país após a vitória de Lula. Com a ajuda de eleitores insatisfeitos, protestos são coordenados por grupos nas redes sociais

Raphael Felice
postado em 02/11/2022 10:58 / atualizado em 02/11/2022 13:02
 (crédito:  Mariana Lins )
(crédito: Mariana Lins )

O ministro da Justiça Anderson Torres anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) continuará com ações de desinterdições em rodovias federais, nesta quarta-feira (2/11), Dia de Finados. Torres afirmou que a continuidade das ações da PRF reiteram um pedido do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) para que os manifestantes “não impeçam o direito de ir e vir”.

Desde o anúncio da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), motoristas de caminhão que apoiam Bolsonaro iniciaram manifestações em todas as regiões do país com apoio de outros bolsonaristas. Os protestos são coordenados por meios de grupos no WhatsApp.

Nesses grupos, além de convocações para participação dos atos, muitos dos conteúdos publicados são notícias falsas, usadas para insuflar os grupos. Ontem, manifestantes chegaram a comemorar uma suposta prisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e também uma suposta ‘confirmação de fraude’ nas urnas eletrônicas. 

Além de alegar, sem fundamentos, que houve fraude nas urnas, o grupo pede também "intervenção federal" por meio de uma interpretação errônea do artigo 142. A todo momento, áudios atribuídos a supostos militares e a políticos bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também são usados para encorajar as manifestações. Alegações falsas de fraudes no processo eleitoral em diversas cidades também estão sendo usadas. 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação