ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro teve mais votos na cidade onde assédio eleitoral foi flagrado

Lula teve menos votos na cidade de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, onde o jornalista Caco Barcellos flagrou assédio eleitoral pró-Bolsonaro

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 03/11/2022 12:19 / atualizado em 03/11/2022 12:19
 (crédito: DOUGLAS MAGNO / AFP)
(crédito: DOUGLAS MAGNO / AFP)

Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, cidade onde os repórteres Caco Barcellos e Chico Bahia, da TV Globo, flagraram uma reunião para suposta compra de votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), realizada a menos de dois dias das eleições presidenciais, foi favorável ao presidente.

Segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral, no segundo turno Bolsonaro teve 52,55% dos votos válidos na cidade, o que corrersponde a 4.530 votos. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 47,45% dos votos válidos, o que equivale a 4.090 votos.

No primeiro turno os dois candidatos ficaram empatados na cidade: 47,97% dos votos válidos para ambos, ou seja 4.254 votos.

Suposta compra de votos

Imagens apresentadas no programa Profissão Repórter, na última terça-feira (1/11), mostram uma suposta reunião para compra de votos pró-Bolsonaro. A reportagem tinha o intuito de fazer um perfil dos eleitores da cidade, já que os candidatos ficaram empatados.

Ao notarem uma movimentação em frente ao centro cultural da cidade, os repórteres foram investigar o que acontecia no local. Chegando lá, beneficiários do Auxílio Brasil se concentravam em reunião que, segundo uma assessora, tinha o intuito de "demonstrar o que o presidente e o governador" estavam "fazendo pelas pessoas".

Os nomes dos cidadãos eram anotados e, ao serem questionados pelos repórteres o por que da reunião e por que dos nomes, nenhum dos envolvidos no evento quis responder.

Uma moradora do local revelou aos jornalistas que os encontros estavam acontecendo há três dias e que elas não aconteciam antes das eleições. Ela ainda diz que ao final de cada reunião, o prefeito da cidade entregava R$ 50 para cada participante.

Em um outro relato, uma moradora afirma que na reunião falavam que era necessário "votar 22" - número de Jair Bolsonaro nas urnas - caso contrário, a cidade não receberia mais verbas.

"Teria que votar no 22, porque senão, no caso, não teria mais verba para vir para cá. Pararia com tudo, pararia de fazer asfalto, as escolas. Você chega lá, se você está precisando, vamos supor, você precisa para sobreviver o auxílio e o vale renda, você muda o seu voto na hora com medo de perder o benefício. Pediram para colocar o nome, colocar o documento, o número de celular", disse uma moradora que participou da reunião.

Vitória de Lula

Lula foi eleito presidente pela terceira vez, após 12 anos de seu último mandato. O petista teve 50,90% dos votos válidos (60.345.999 votos), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), 49,10% dos votos (58.206.354 votos).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação