NOVO GOVERNO

Alckmin diz que Lula participará da transição a partir de segunda-feira

Ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Aloizio Mercadante, o vice-presidente eleito falou sobre os primeiros passos da transição do governo

Taísa Medeiros
postado em 03/11/2022 16:35 / atualizado em 03/11/2022 16:55
 (crédito:  EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), deu início nesta quinta-feira (3/11) a uma série de encontros para o chamado ‘governo de transição’. Quando questionado sobre a participação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas negociações, Alckmin informou que o petista “tirou uns dias de merecido descanso”, mas que na próxima segunda-feira (7), já estará de volta.

“O presidente Lula é o presidente, é ele que comanda todo o processo. Ele tirou os dias de merecido descanso, está voltando no domingo e segunda-feira nós já vamos ter um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição”, destacou. Com a presença de Lula nas reuniões, serão definidos os nomes para a equipe de transição.

O governo de transição é regulamentado por lei, e permite 50 cargos além do coordenador-geral. “Você pode também requisitar algum servidor da área federal e voluntários. Não está limitada a 50, você pode ter voluntários, tem expertise, conhecimentos que possam colaborar na transição. Os nomes serão conhecidos a partir de segunda-feira, depois da reunião com o presidente Lula. Aí, a gente começa a divulgar os nomes da transição”, salientou Alckmin.

General Ramos deus os parabéns

Pela manhã, o vice-presidente eleito esteve reunido com o relator do Orçamento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), a qual descreveu como “uma reunião bastante proveitosa”. À tarde, esteve, juntamente com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, em um encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o secretário-geral, General Ramos, além de uma equipe de assessores.

Alckmin ainda relatou que recebeu os cumprimentos de General Ramos na conversa que tiveram. “Deu parabéns, desejou um ótimo trabalho, e se colocou à disposição neste período de transição. Quem faz a transição é o ministro Ciro Nogueira, mas tem uma parte que ele (Ramos) participa”, disse.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação