Rio Grande do Sul

Primeiro-cavalheiro: internautas adotam título para namorado de Eduardo Leite

Professor de português explica que denominação não está errada, já que é o masculino de "dama". Nas redes sociais do médico, seguidores já usam o termo para parabenizar Thalis Bolzan

Yasmin Rajab
postado em 04/11/2022 15:24 / atualizado em 04/11/2022 15:24
Thalis Bolzan, de 30 anos, é um médico pediatra especializado em endocrinologia pediátrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) -  (crédito: Reprodução/Instagram/@eduardoleite45/@thalisbolzan)
Thalis Bolzan, de 30 anos, é um médico pediatra especializado em endocrinologia pediátrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - (crédito: Reprodução/Instagram/@eduardoleite45/@thalisbolzan)

Após a reeleição de Eduardo Leite (PSDB) ao governo do Rio Grande do Sul (RS), Thalis Bolzan — o namorado do governador — ganhou o título de "primeiro-cavalheiro" pelos seguidores nas redes sociais. Desde a vitória do político, Thalis vem recebendo várias mensagens de felicitação.

"Primeiro-cavalheiro, casal lindo gente", escreveu uma seguidora. "Primeiro-cavalheiro, lindíssimo. Arrase na posse do Eduardo Leite, lindos", escreveu uma outra. Já uma outra seguidora disse: "primeiro-cavalheiro! Por favor, esteja na posse! É representatividade".

Thalis Bolzan, de 30 anos, é um médico pediatra especializado em endocrinologia pediátrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, ele faz mestrado na mesma instituição.

Apesar de o substantivo "primeiro-cavalheiro" não constar no "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)", a denominação não está errada, explica o professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira, em resposta ao portal g1.

"Se o masculino de 'dama' é cavalheiro, 'primeiro-cavalheiro' pode existir no 'Volp' um dia. O dicionário só registra depois que a palavra é usada oficialmente. É uma questão de opção usar ou não usar. Essa palavra ainda não tem registro, mas pode vir a ter. A gente precisa saber se a população vai adotar", indicou Sérgio.

Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito como governador do Rio Grande do Sul no segundo turno das eleições. O político recebeu 3.687.126 votos (57,12% do total), contra 2.767.786 votos (42,88% do total) de Onyx Lorenzoni.

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, em julho de 2021, Leite assumiu sua homossexualidade. "Nesse Brasil, com pouca integridade neste momento, a gente precisa debater o que se é, para que se fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay, e sou um governador gay", declarou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação