Seminário

Evento debate a lavagem de dinheiro no Brasil

Seminário conta com a presença de diversas autoridades no assunto

Correio Braziliense
postado em 06/11/2022 21:10
 (crédito:  Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

Com presença de personalidades como o Luis Felipe Salomão, corregedor de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça; e Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), entre outros, ocorre nesta segunda-feira (7), o 2º Seminário de Combate à Lavagem de Dinheiro no Brasil. Com expectativa de receber centenas de pessoas, o evento reúne as principais autoridades no assunto no Auditório ION, na Asa Norte.

Estão previstos painéis temáticos com os seguintes temas: A lavagem de dinheiro em números e os principais, A lavagem de dinheiro por meio do mercado imobiliário e o papel dos Estados no combate ao crime, Os bancos e os fundos de investimento: ações e desafios no combate à lavagem e terrorismo e Jurisprudência do STJ no âmbito da lavagem de dinheiro.

O encontro tem o objetivo de discutir as mudanças importantes em torno do assunto, principalmente o uso da tecnologia para coibir a ocorrência desse tipo de crime, bem como proporcionar uma intersecção com outras áreas, fora e trazer novas perspectivas e boas práticas.

Em pauta, o histórico comparativo de casos de lavagem de dinheiro desde os anos 1920, com a promulgação da Lei Seca nos Estados Unidos, quando os comerciantes de bebidas alcoólicas abriam empresas de fachada para maquiar a origem do dinheiro arrecadado com a venda, à época ilegal, de bebidas alcoólicas. Até o ano passado, quando a Diretoria Colegiada do Banco do Brasil publicou a Resolução BCB nº 119 que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições financeiras para a prevenção à lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

O seminário tem a tutela do Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (Ieja), entidade focada em proporcionar experiências inovadoras no ensino e no debate, por meio de pesquisas, seminários, sistematização de dados, estudos das produções normativas e judiciais, cursos, além de viabilizar a aproximação do cidadão e setores produtivos com os atores das complexas estruturas dos Três Poderes.

2º Seminário de Combate à Lavagem de Dinheiro no Brasil
Segunda-feira (7 de novembro)
A partir das 17 horas
Auditório ION (SGAN Quadra 601 Bloco H – Asa Norte)
Inscrições aqui

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação