Minas Gerais

Zema retoma agenda após derrota do aliado Bolsonaro

Governador de Minas Gerais tem reuniões internas nesta terça-feira, oito dias depois da vitória de Lula

Matheus Muratori - EM
postado em 08/11/2022 17:36 / atualizado em 08/11/2022 17:36
Bolsonaro e Zema, que venceu no primeiro turno com 56,18%, durante campanha em BH -  (crédito: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Bolsonaro e Zema, que venceu no primeiro turno com 56,18%, durante campanha em BH - (crédito: Edésio Ferreira/EM/DA Press)

Romeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais, retomou nesta terça-feira (08/11) a agenda de governo após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, em 30 de outubro (penúltimo domingo). Foram as primeiras atividades oficiais de Zema desde a vitória de Lula sobre o aliado Bolsonaro.

A agenda desta terça, que marcou o retorno de Zema aos trabalhos oficiais, resumiu-se a reuniões internas na Cidade Administrativa, em BH, sede do Governo de Minas. Às 9h, ele esteve com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez. Depois, meio-dia, participou de encontro com a secretária-geral adjunta, Cristiana Kumaira. Às 13h30 e 14h, Zema se reuniu com outros integrantes de governo.

Zema apoiou Felipe d'Ávila (Novo) para a Presidência da República no primeiro turno da eleição presidencial - o novista teve 0,47% dos votos válidos, em 2 de outubro. Dias depois, o governador anunciou apoio a Bolsonaro no segundo turno. Até então, o candidato à reeleição teve como cabo eleitoral oficial em Minas o senador Carlos Viana (PL-MG).

Na disputa ao Governo de Minas, Carlos Viana ficou em terceiro, com 7,23%. Zema venceu no primeiro turno com 56,18%. O segundo colocado foi Alexandre Kalil (PSD), candidato apoiado por Lula, com 35,08%.

No segundo turno, em encontro com prefeitos mineiros, o governador reeleito revelou empenho na campanha bolsonarista. "Vamos precisar trabalhar muito nos próximos 15 dias. Eu mesmo tenho dedicado boa parte do meu tempo a estar divulgando as causas que o Brasil precisa, que o nosso candidato Bolsonaro sabe melhor do que ninguém", afirmou Zema, que também atuou como coordenador da campanha bolsonarista.

Lula venceu Bolsonaro com 50,9% no segundo turno, contra 49,1% de Bolsonaro. Após o resultado, no domingo, Zema se manifestou pelas redes sociais, mas sem citar o presidente eleito que toma posse em 1º de janeiro e governará o país de 2023 a 2026.

"Com o resultado da eleição nacional, desejo sucesso ao presidente eleito. Seguirei cobrando que Minas seja prioridade, como merece. Estarei aberto ao diálogo para que o Brasil possa crescer com trabalho, honestidade e respeito. Que Deus abençoe nossa nação".

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação