Poder

Presidente do PL quer Bolsonaro como líder da extrema direita

Valdemar Costa Neto diz que presidente ajudará a manter sob controle os grupos mais radicais do bolsonarismo, que promovem atos antidemocráticos

Raphael Felice
Vinicius Doria
postado em 13/11/2022 03:55 / atualizado em 13/11/2022 06:57
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, espera tê-lo como o presidente de honra da agremiação e o líder que comandará a oposição ao governo do PT e seus aliados nos próximos quatro anos. Essa liderança se estenderá à extrema direita, a versão mais radical do bolsonarismo, que se recusa a reconhecer o resultado das urnas e mantém mobilizações antidemocráticas na porta de quartéis e bloqueios nas estradas. O presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto, disse ao Correio que Bolsonaro ajudará a manter essa ala abrigada no PL, sob controle do atual presidente.

"Esse é um dos principais motivos que eu vejo da entrada do Bolsonaro (no PL), dele poder trabalhar pelo partido, que ele tenha o controle desse pessoal", disse Costa Neto. O político também declarou não ter medo dos radicais: "Sempre convivi com eles, eles podem ficar, com o maior prazer". Costa Neto prometeu ao presidente, além do cargo honorífico, toda a estrutura administrativa da agremiação para que ele possa trabalhar nos próximos quatro anos.

Mesmo após o Ministério da Defesa divulgar o relatório sobre a auditoria das urnas eletrônicas, em que nada de irregular foi constatado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sem se pronunciar. O parecer das Forças Armadas era visto por Bolsonaro e aliados como argumento para contestar o resultado das urnas. Entretanto, a expectativa de colisão entre as Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não se concretizou. Mas o presidente alimenta, com seu silêncio sobre o resultado das eleições, a base de apoiadores mais radicais que ainda estão em clima de confronto com o Estado Democrático.

Um dos objetivos do presidente é se manter como líder da extrema direita bolsonarista que financia, articula e mobiliza os grupos mais radicais e violentos, entre eles os que promovem bloqueios ilegais nas rodovias e ameaçam opositores e jornalistas nas manifestações que pedem intervenção militar. Nesses grupos estão militantes armados, com posse e porte de armas de fogo autorizados por decretos do presidente.

Base mobilizada

Desde que se candidatou à Presidência pela primeira vez, em 2018, Bolsonaro ataca sem provas as urnas eletrônicas, dando munição a teorias conspiratórias que são disseminadas pelos apoiadores. Mas o silêncio dos últimos 13 dias contrasta com o mandato de muito barulho, marcado por motociatas, conversas com apoiadores no cercadinho do Alvorada, "lives" e declarações polêmicas. Da derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até ontem, Jair Bolsonaro só percorreu o trajeto entre os palácios da Alvorada e do Planalto duas vezes.

Ao trocar as aparições públicas pelos bastidores, o presidente tenta encontrar uma maneira de manter sua base mobilizada. Bolsonaro chegou a consultar o Exército sobre a possibilidade de judicializar o pleito, com o argumento de que Lula não deveria ter disputado as eleições por causa das condenações na Operação Lava Jato — todas anuladas pela Justiça. Os militares, porém, se negaram a embarcar na aventura de um autogolpe de Estado ou intervenção militar.

Bolsonaro fez apenas dois pronunciamentos públicos desde que a Justiça Eleitoral confirmou a vitória de Lula. Em nenhum deles reconheceu a derrota. Limitou-se a pedir aos apoiadores que não obstruíssem as vias públicas nas manifestações golpistas.

O único gesto de distensionamento feito pelo incumbente foi quando chamou Geraldo Alckmin (PSB) ao gabinete presidencial para um breve encontro. Segundo o vice eleito e coordenador do gabinete de transição, Bolsonaro se colocou à disposição para ajudar na transição.

Interlocutores próximos ao governo associam a derrota de Bolsonaro à má avaliação de seu entorno político, que via Lula como adversário ideal para a campanha de reeleição. O próprio presidente enxergava no duelo uma boa oportunidade de reforçar o antipetismo no eleitorado. É esse capital político que o PL tenta preservar.

O problema será a convivência com os radicais. Aliados citam que os atos da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e do ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, ajudaram na derrocada da campanha pela reeleição. Jefferson recebeu a tiros e granadas agentes da Polícia Federal (PF) que foram prendê-lo após decisão do Supremo Tribunal Federal. Zambelli apontou uma arma para um homem negro, em pleno centro de São Paulo, após discussão motivada por divergências políticas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.