NOVO GOVERNO

Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, diz que apoia PEC da Transição

"Todos os outros temas da agenda do novo governo merecem ser, primeiro, conhecidos, assim como sua política econômica. E, depois, discutidos com a legitimidade do novo Congresso", acrescentou o ministro

Aline Gouveia
postado em 13/11/2022 11:39
 (crédito: Marcos Corrêa/PR)
(crédito: Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, disse, por meio de nota à imprensa, que vai apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição da equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Deve garantir somente os pontos comuns das duas candidaturas: 600 reais de auxílio e aumento real do salário mínimo em 2023. Todos os outros temas da agenda do novo governo merecem ser, primeiro, conhecidos, assim como sua política econômica. E, depois, discutidos com a legitimidade do novo Congresso", afirmou o ministro.

A medida tem o objetivo de tirar do teto de gastos, permanentemente, todo o Bolsa Família (atual Auxílio Brasil). O texto inicial da PEC está previsto para ser apresentado na quarta-feira (16/11) e aprovada no Congresso Nacional antes do dia 17 de dezembro.

Ciro Nogueira disse que vai defender que o Progressistas, partido no qual é filiado e presidente nacional licenciado, aprove a Proposta de Emenda à Constituição de Transição, a fim de garantir estabilidade para o primeiro ano do novo governo eleito.

"O Congresso atual, que sai, não pode cassar a prerrogativa do novo, que chega legitimado pelo povo nas urnas e ainda nem assumiu. Não pode chancelar decisões dos próximos quatro anos no apagar das luzes. A vontade popular tem de ser respeitada", pontuou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação