COP-27

Lula embarca para COP-27: "Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta"

Com agenda cheia na Conferência do Clima, presidente eleito recebeu 10 pedidos para reuniões bilaterais. "O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro", escreveu Lula antes de embarcar para o Egito

Mariana Albuquerque*
postado em 14/11/2022 10:13 / atualizado em 14/11/2022 10:18
 (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta segunda feira (14/11) para o Egito, onde acontece a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-27). 

"Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos", escreveu Lula nas redes sociais antes de viajar. 

Conferência que tem como objetivo discutir medidas de enfrentamento à mudança climática, o evento ocorre até 18 de novembro, na cidade de Sharm el-Sheikh. A agenda de Lula no Egito prevê também encontros bilaterais com autoridades de outros países — ele recebeu 10 pedidos para reuniões bilaterais.

Entre os compromissos do futuro presidente da República estão reuniões com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Já estão acertados os encontros bilaterais com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi.

Lula embarca para o Egito com a esposa, a socióloga Rosângela da Silva, Janja, o ex-chanceler Celso Amorim e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Celso Amorim é cotado para assumir a Secretaria de Assuntos Internacionais, enquanto Haddad pode ser indicado para ocupar o Ministério da Fazenda, mas também é cotado para o Planejamento. 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação