PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Esplanada permanece fechada e com poucos visitantes neste feriado

Grupos dispersos de bolsonaristas foram ao local com expectativa de que houvesse manifestação contra o resultado das eleições

Rafaela Gonçalves
postado em 15/11/2022 11:42 / atualizado em 15/11/2022 11:45
Esplanada permanece fechada e com poucos visitantes nesta  terça-feira  -  (crédito: Rafaela Gonçalves / CB / DA.Press)
Esplanada permanece fechada e com poucos visitantes nesta terça-feira - (crédito: Rafaela Gonçalves / CB / DA.Press)

Diferentemente do Quartel General do Exército, que está lotado de bolsonaristas desde cedo, a Esplanada dos Ministérios permaneceu com as vias fechadas e com forte policiamento na manhã desta terça-feira (15/11), feriado da Proclamação da República. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) formou uma barreira na altura do Museu da República para controlar o fluxo e revistar visitantes. Foi proibida a passagem de ciclistas e drones sobrevoavam o espaço.

Grupos dispersos de bolsonaristas vieram ao local com expectativa de que houvesse manifestação contra o resultado das eleições. A cabeleireira brasiliense Claudia Nicássio, 41 anos, se decepcionou com o pequeno número de pessoas perante as informações que circulavam nas redes sociais. “Eu acreditava que estaria bem mais cheio, me decepcionou muito. A gente paga nossos impostos, somos cidadãos de bem e de repente vemos nosso país à mercê”, disse.

  • Grupos dispersos de bolsonaristas vieram ao local com expectativa de que houvesse manifestação contra o resultado das eleições Rafaela Gonçalves / CB / DA.Press
  • Esplanada permanece fechada e com poucos visitantes nesta terça-feira Rafaela Gonçalves / CB / DA.Press
  • Esplanada permanece fechada e com poucos visitantes nesta terça-feira Rafaela Gonçalves / CB / DA.Press

“O povo está se entregando. Eu esperava uma luta, chegar aqui e ver o lugar vazio dá uma sensação de impotência, de fraqueza. Parece que estão desistindo e entregando os pontos”, desabafou o mecânico Edilberto Nicássio, 46 anos, marido de Claudia.

Segundo um sargento da PM, a maior concentração na Esplanada é de turistas e a expectativa é de que as manifestações se concentrem somente em frente ao QG do Exército. “Mas estamos aqui a postos para conter se for necessário”, afirmou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação