ELEIÇÕES 2022

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições está terminando

Quase três milhões de mineiros que não foram às urnas ainda não apresentaram seus motivos para a Justiça Eleitoral e podem ser punidos

Leonardo Godim* - Estado de Minas
postado em 16/11/2022 14:58 / atualizado em 16/11/2022 14:58
Quem não justificou recebe multa e terá a quitação eleitoral suspensa enquanto não pagá-la -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Quem não justificou recebe multa e terá a quitação eleitoral suspensa enquanto não pagá-la - (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)

O prazo para justificar o não comparecimento às urnas no primeiro turno das eleições de 2022 termina no dia 1º de dezembro, quinta-feira. Até o momento, quase três milhões de mineiros ainda não justificaram a ausência, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

A partir desta data, quem não justificou recebe multa e terá a quitação eleitoral suspensa enquanto não pagá-la. A suspensão impede a obtenção de passaporte ou carteira de identidade, inscrição em concurso público ou matrícula em uma instituição oficial de ensino, entre outros.

A justificativa pode ser feita pela internet – pelo sistema Justifica, no site do TSE; e pelo aplicativo para celular e-Título – ou presencialmente, em um cartório eleitoral. Além da declaração, é preciso apresentar um documento comprobatório do porquê não pôde comparecer às urnas. Cada justificativa será avaliada por um juiz.

Os cartórios eleitorais de Belo Horizonte ficam na Avenida do Contorno, com exceção dos localizados no Barreiro e em Venda Nova (veja a lista completa). Todos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Nos demais municípios, o funcionamento dos cartórios é das 12h às 18h.

Segundo turno

Quem não compareceu ao segundo turno tem até 9 de janeiro para apresentar justificativa. Dos 3.410.661 eleitores que não votaram em Minas Gerais, 78,85% não justificaram, segundo o TRE-MG.

O voto não é obrigatório para jovens de 16 e 17 anos, pessoas a partir dos 70 anos e analfabetos. Para esses grupos, o não comparecimento não tem qualquer implicação; não é necessário nem justificar, nem pagar multa.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação