NOVO GOVERNO

Ministro da Defesa de Lula será um civil, diz Aloizio Mercadante

Mercadante afirmou ainda que o grupo técnico da Defesa será anunciado na próxima segunda-feira (21/11)

Victor Correia
postado em 18/11/2022 11:11 / atualizado em 18/11/2022 11:11
 (crédito: Juca Varella)
(crédito: Juca Varella)

Coordenador dos grupos técnicos do governo de transição, Aloizio Mercadante (PT) revelou nesta sexta-feira (18/11) que o Ministério da Defesa será chefiado por um civil, e não por um militar, como ocorre no governo de Jair Bolsonaro (PL) — o cargo é ocupado atualmente pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Também segundo Mercadante, o grupo técnico da Defesa será anunciado na próxima segunda (21).

“O presidente [Lula] já disso isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil. Foi assim no governo dele e continuará sendo”, disse Mercadante na manhã de hoje, ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília.

"Bela surpresa"

O ex-ministro disse ainda que o grupo técnico da Defesa será anunciado na próxima segunda-feira (21). A equipe é o ponto mais sensível para a transição pela proximidade entre os militares e Bolsonaro. “Acho que vocês vão ter uma bela surpresa. Acho que está muito vem construído o grupo. Pela composição do grupo, pela representatividade, pela estatura das pessoas que vão participar. Vai ser uma excelente solução. O grupo é muito representativo para essa tarefa que é o diálogo com as Forças Armadas”, afirmou à imprensa.

A escolha de um nome civil também foi defendida durante a semana pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que confirmou ainda sua participação no grupo técnico da Defesa. Ele é um dos cotados para assumir a pasta a partir de janeiro.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação