Novo governo

Grupo de Trabalho de minas e energia quer mapear ações emergenciais da área

O comitê se reuniu com o ministro Adolfo Sachsida pela manhã e definiu cooperação entre as equipes

Tainá Andrade
postado em 22/11/2022 14:03
 (crédito:  Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O grupo de trabalho que tratará sobre minas e energia - incluindo petróleo, gás e combustíveis  -- se reuniu com o ministro, Adolfo Sachsida, nesta terça-feira para uma primeira apresentação. Em quase duas horas, foram passados os pontos focais e o mote de trabalho do Ministério de Minas e Energia. Em uma conversa, que foi considerada produtiva pelos membros do GT, ficou acordado que a pasta irá colaborar com as trocas de informações e com sugestões de pontos de atenção para o próximo governo.

"Esse encontro marca o início do contato com o governo. Agora vamos fazer as reuniões com o corpo técnico interno porque temos um calendário muito curto para apresentar os relatórios. A gente tem pouco tempo para muito trabalho. Por isso estamos tentando agilizar os processos”, pontuou Maurício Tolmasquim, coordenador executivo do grupo.

De acordo com os participantes, o objetivo dessa cooperação é produzir um diagnóstico da situação atual para destacar ações emergenciais para o novo ministro. Dessa forma, não irão intervir no plano de governo já previsto, mas sim traçar um raio-x para auxiliar a autoridade na execução da gestão.

"O trabalho é de diagnóstico da situação atual, vamos tentar ver qual a situação que tem hoje. Não é para fazer um plano de atuação, já tem um que foi acatado na campanha. A ideia não é fazer um novo plano de governo, é mais mapear as ações emergenciais, verificar o que precisa ser feito mais urgentemente e eventualmente sugerir alguns pontos para o 100 primeiros dias de governo", explicou.

Estavam presentes os secretários e principais auxiliares da equipe do Ministério de Minas e Energia e os membros do GT, o coordenador executivo do grupo Maurício Tolmasquim e os relatores dos subgrupos, Jean Paul Prates (Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Giles Azevedo (Mineração) e Nelson Hubner (Energia Elétrica).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação