O lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro de 2022 estará disponível para consulta a partir das 10 horas desta quarta-feira (23/11). São 556.685 contribuintes contemplados e, os que solicitarem, terão crédito bancário realizado no dia 30 de novembro. O valor total a ser restituído é R$ 1,2 bilhão, distribuído entre contribuintes prioritários e não prioritários.
Aos contribuintes que têm prioridade legal devem ser restituídos R$ 607.928.834,99, sendo 15.889 contribuintes idosos acima de 80 anos, 115.654 contribuintes entre 60 e 79 anos, 10.306 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 contribuintes não prioritários.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.
Como consultar se está no lote residual ?
1 - Acesse o site www.gov.br/receitafederal ou aplicativo da Receita Federal;
2 - Clique em "Meu Imposto de Renda";
3 - Em seguida, clique em "Consultar a Restituição";
4 - Encontre a opção de consulta simplificada ou completa da situação da declaração;
5 - Se encontrar alguma pendência, é possível retificar a declaração, corrigindo ou adicionando informações. É importante que os dados estejam corretos,caso contrário, a restituição não é liberada nos lotes da Receita.
*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.