LEGISLATIVO

PDT aprova indicativo de apoio à reeleição de Lira à presidência da Câmara

Indicativo foi aprovado em reunião ontem (22/11) da bancada atual da sigla, e deve ser referendado pela bancada futura e pela executiva nacional

Victor Correia
postado em 23/11/2022 12:14
 (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
(crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O PDT aprovou ontem (22/11) um indicativo de apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada durante reunião da bancada atual do partido na Câmara e terá que ser referendada pela bancada futura, eleita neste ano, e pela executiva nacional da sigla.

“Tiramos o indicativo de apoio à recondução do presidente Arthur Lira para o comando da Câmara dos Deputados. Lembrando que, dois anos atrás, nós votamos em Baleia Rossi (MDB-SP). Então, foi uma mudança de rota”, disse o deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE) nesta quarta (23/11) ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, para a reunião do conselho político do governo de transição.

Queiroz explicou que o indicativo foi apenas da bancada atual, decidido em reunião comandada pelo líder do partido na Câmara, deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Na avaliação do deputado, o apoio a Lira será importante para a aprovação da PEC do Bolsa Família.

“O presidente Arthur vai ser fundamental para tratar dessa aprovação. Acho que o texto já está sendo afinado e deve chegar pronto no Senado para que não precise ser alterado na Câmara”, declarou Queiroz. Questionado sobre o prazo de quatro anos para a mudança de recursos do teto de gasto, o pedetista afirmou considerar o assunto "cláusula pétrea” da PEC.

“Mas isso vai ter que ser negociado com o Senado, e ele [o texto] tem que ser apresentado de forma a não haver mudanças quando ele for votado na Câmara”, declarou, citando o curto tempo para aprovação da PEC. “[Lira] está ouvindo as bancadas. Acho que tem um caminho ainda para percorrer. Está bem encaminhado o assunto. Estou animado”, acrescentou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação