Lisboa — O vice-presidente brasileiro, general Hamilton Mourão, se rendeu ao forte apelo cultural da capital portuguesa e abriu espaço na agenda para visitar a exposição “Brasília — da utopia à capital”, em cartaz no Museu dos Coches, até 30 dezembro. A mostra reúne documentos e obras de arte que contam mais de 300 anos de história entre os primeiros estudos até a construção do Distrito Federal.
A mostra, que já passou por 12 países e tem apoio do Correio, será levada para a cidade do Porto, no norte de Portugal, em março de 2023. O acervo, de quase quatro toneladas, tem um altíssimo valor cultural, diz a curadora Danielle Athayde, lembrando que, antes de serem expostas na capital portuguesa, as obras ficaram guardadas por dois anos em Roma, Itália, pois a exibição foi interrompida pela pandemia.
Mourão retorna ao Brasil na manhã desta quinta-feira (24/11), depois de três dias de encontro com autoridades do governo português, às quais agradeceu a parceria para as comemorações dos 200 anos da independência brasileira, cujo ponto alto, segundo ele, foi o translado do coração de Dom Pedro I (Pedro IV, em Portugal) para Brasília. O vice-presidente viajou acompanhado da mulher, Paula. Ele tomará posse como senador pelo Rio Grande do Sul em fevereiro próximo.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Costa Neto: 'Como vamos viver com o fantasma da eleição de 2022?'
- Política Eduardo Bolsonaro sobre máscara em avião: 'Imbecilidade da Anvisa'
- Política Costa Neto sobre bloqueios: 'Ninguém pode impedir o direito de ir e vir'
- Política Valdemar: 'Nossa vontade não é impedir a posse de ninguém'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.