Novo Governo

Lula diz que saúde será prioridade em novo governo: "Tratada como investimento"

Presidente eleito participou da reunião com a Fiocruz e o GT de Saúde da transição sobre vacinas e covid-19. Lula reforçou que levará recursos para setor, que será reestruturado, e reforçará o SUS

Tainá Andrade
postado em 24/11/2022 13:53 / atualizado em 24/11/2022 14:09
 (crédito: Assessoria)
(crédito: Assessoria)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (24/11) que a saúde não será tratada como gasto de dinheiro, mas como prioridade. Submetido no último domingo (20) a uma laringoscopia, Lula está em sua residência, em São Paulo, e participou de forma remota da reunião do grupo técnico de Saúde do governo de transição com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O encontro teve como objetivo o mapeamento do GT de Saúde da transição junto a representantes de entidades do setor sobre a covid-19, vacinas e o Programa Nacional de Imunização (PNI)

A Fiocruz é uma das instituições afetadas pelos cortes de aproximadamente 50% nos gastos do Orçamento para 2023 proposto pelo goveno Bolsonaro, sendo o menor valor destinado à área desde 2014, o que afeta diretamente as políticas públicas, inclusive as vacinas.

Ao conversar com os representantes da instituição, Lula reforçou que em seu governo a saúde será tratada como investimento, principalmente nos serviços consolidados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E anunciou que não faltarão recursos para recuperar o segmento no país, sobretudo o Programa Nacional de Imunização. Para isso, um dos caminhos pré-estabelecidos será o de “investir significativamente em inovação e soluções criativas e, de maneira emergencial, resolver gargalos do sistema em favor de um melhor atendimento à população”.

"Não faltarão recursos"

Presente no encontro, o senador Humberto Costa (PT-PE), um dos coordenadores do GT de Saúde, endossou que o tema é “prioridade” para Lula. “Não faltarão recursos para a gente recuperar a saúde do nosso país”, comemorou.

Estiveram presentes também o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e os demais coordenadores do GT, além dos ex-ministros Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.