novo governo

Lula discute com equipe técnica nomes para indicações ao STF, STJ e TSE

No STF e no STJ, Lula poderá indicar dois ministros. No TSE o presidente eleito terá direito a um nome. Fora dos tribunais, Lula também irá indicar o nome do próximo chefe do MPF

Centro da crise política do país nos últimos anos, o Judiciário pode voltar a ter uma relação harmônica com o Executivo a partir de 2023. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente da República, tem o desafio de recuperar a paz institucional entre os Poderes e indicar os novos nomes que estarão à frente dos tribunais superiores. Segundo fontes ouvidas pelo Correio, o petista tem ouvido sua equipe técnica até decidir seus indicados.

No Supremo Tribunal Federal (STF), Lula poderá indicar dois ministros para substituir Rosa Weber e Ricardo Lewandowski — que vão se aposentar em 2023 devido à idade. Segundo apurou o Correio, até o momento, os nomes citados pela equipe do presidente eleito foram: Pedro Serrano, Lenio Streck, Cristiano Zanin e Silvio de Almeida. Entre as mulheres, são cotadas Dora Cavalcanti e Flávia Rahal.

De acordo com aliados do presidente, Lula ainda não bateu o martelo sobre a decisão. Ele vai aguardar os conselhos de sua equipe técnica. O objetivo é indicar pelo menos um magistrado com o perfil de Lewandowski — que foi indicado pelo petista em 2006. Caso suas duas próximas indicações sejam aprovadas, ele vai seguir tendo indicado 4 dos 11 ministros da Corte.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula também terá direito de indicar um nome. Ainda no primeiro ano de governo, o chefe do Executivo terá duas indicações ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte é composta por 33 ministros nomeados pelo presidente da República, após sabatina do Senado.

Fora dos tribunais, Lula também irá indicar o nome do próximo procurador-geral da República, chefe do Ministério Público Federal (MPF). Porém, a tendência é que ele respeite a tradição de acatar a lista tríplice elaborada pelos procuradores do órgão. Com exceção do TSE, os indicados são submetidos a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Na avaliação do professor de estudos brasileiros da Universidade de Oklahoma (EUA) Fabio de Sá e Silva, os envolvidos vão precisar de ponderação para retomar a relação institucional. "Lula precisará ser moderado nas escolhas para a PGR e o Ministério da Justiça; ao mesmo tempo, o Judiciário e o Ministério Público terão que demonstrar autocontenção e resistir à tentação de criminalizar a política", destacou.

"Esses órgãos ainda terão que lidar, de maneira inteligente e estratégica, com o passivo de violações legais de Bolsonaro e seu governo, bem como com a tarefa de enfrentar o extremismo político, o maior desafio hoje para o restabelecimento da normalidade democrática no país", apontou Silva.

Na avaliação do advogado Cristiano Vilela, especialista em direito público, Lula deve apostar na diversidade. "Há uma tendência de que os nomes a serem indicados pelo Presidente para a atuação na esfera jurídica, tanto na administração direta como para a indicação aos tribunais, sejam de figuras com bom trânsito entre os poderes e com o favorecimento de critérios de diversidade", destacou.

Saiba Mais

Desafios

Com uma agenda extensa, Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na última semana em Brasília, onde se reunião com os presidentes do STF e TSE: Rosa Weber e Alexandre de Moraes, respectivamente. À imprensa, o petista afirmou que vai trabalhar para o restabelecimento da harmonia e que é "plenamente possível recuperar a normalidade da convivência".

O posicionamento difere do que o presidente Jair Bolsonaro (PL) — derrotado nas urnas no dia 30 de outubro — manteve nos últimos anos. Ele alimentou uma relação conflituosa com o Judiciário desde que assumiu o mandato. Além de acusar o STF de agir com ativismo, no auge da campanha eleitoral também defendeu publicamente o aumento de ministros, de 11 para 16.

A última vez em que o número de magistrados da Suprema Corte foi alterado foi durante a ditadura militar, onde passou a ter 15 integrantes. Bolsonaro já indicou dois integrantes da Corte: Nunes Marques e André Mendonça, que costumam votar reiterados com o Executivo.

Para o jurista e cientista político Enrique Carlos Natalino, Lula também terá momentos de discordância com o Judiciário. A diferença será no trato institucional. "Eu acredito que a relação entre Lula e os Poderes da República será pautada por uma relação mais republicana, mais respeitosa do que foi com o governo Bolsonaro", disse.

"Não quer dizer que ele não terá problemas com a relação com o Supremo Tribunal Federal, até porque com a judicialização da política, que acaba levando a uma maior tensão entre os poderes. Mas chegamos em um nível de tensão muito alta. Lula, pela sua experiência, pela sua trajetória, terá uma postura diferenciada", observou.

O coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, afirmou estar positivo com as mudanças. "O presidente sempre respeitou a independência entre os Poderes e dialogou. Sempre foi um defensor das instituições. A expectativa é dos lados. De Lula, é que ele tenha reciprocidade e do Judiciário é de respeito", disse.