NOVO GOVERNO

Conselheiro de Segurança dos EUA vem ao Brasil convidar Lula para encontro com Biden

De acordo com autoridades do governo dos Estados Unidos, Lula poderá ir aos EUA ainda neste mês, "se houver disponibilidade na agenda"

Rosana Hessel
postado em 01/12/2022 13:03
Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan vem ao Brasil na próxima segunda-feira (5/12) -  (crédito:  Getty Images via AFP)
Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan vem ao Brasil na próxima segunda-feira (5/12) - (crédito: Getty Images via AFP)

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, vem ao Brasil na próxima segunda-feira (5/12), quando fará o convite formal ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden, nos EUA.

A informação foi confirmada por fontes do governo americano ao Correio. Sullivan esteve no país em 2021. A nova visita ao Brasil, sem escala em outros países da América Latina, chama a atenção do ponto de vista diplomático, pois é um sinal de uma maior aproximação do país com a maior economia global.

A visita de Sullivan em Brasília será de um dia. O conselheiro também deverá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio do Planalto. Juan Gonzalez, assessor de Biden para a América Latina, acompanhará Sullivan na viagem ao Brasil.

Fontes do governo dos EUA informaram que o encontro entre Lula e Biden poderá ocorrer ainda neste mês, “se houver disponibilidade na agenda do presidente eleito”.

A cerimônia de posse do novo presidente da República está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023. A esposa de Lula, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, está coordenando a organização do evento que terá um grande show em Brasília. Mais de 20 artistas estão confirmados, incluindo Martinho da Vila e Maria Rita.

Em 2020, Bolsonaro cometeu um dos maiores erros diplomáticos da história ao demorar 38 dias para reconhecer a vitória de Biden. O chefe do Executivo fez apenas uma visita oficial à Casa Branca, em março de 2019, no primeiro ano do mandato.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação