Novo governo

Lula não anuncia nomes, mas diz que tem "80% dos ministérios na cabeça"

Presidente eleito concedeu entrevista coletiva nesta sexta (2/12) ao chegar no CCBB, sede do governo de transição

Victor Correia
postado em 02/12/2022 12:58
 (crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)
(crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (2/12) que começará a indicar os nomes que ocuparão os ministérios após sua diplomação, em 12 de dezembro, e que já tem "80% dos ministérios na cabeça". Lula disse ainda que o fato de não indicar a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, como ministra é um reconhecimento do seu papel como presidente da sigla.

"Não precisa ninguém ficar nervoso, não precisa ficar ninguém ansioso. No fundo, no fundo, já tenho 80% dos ministérios na cabeça", disse Lula. O presidente eleito participou de uma entrevista coletiva nesta manhã ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição. Após a coletiva, Lula seguiu para São Paulo, onde verá o jogo da Seleção Brasileira na Copa.

"A base dos meus ministérios será a base dos ministérios que eu tinha no meu segundo mandato mais o Ministério dos Povos Originários", afirmou ainda Lula. Ele também comentou o fato de ter mantido Gleisi Hoffmann no cargo de presidente do PT, e não indicá-la a um Ministério.

"É um reconhecimento do papel que. Gleisi tem na organização política do PT no Brasil", afirmou, ao lado de Gleisi na coletiva. "O fato dela não ser ministra é o reconhecimento da grandeza dela. Ela vai ter muito trabalho, certamente mais trabalho do que qualquer ministro", completou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação