Governo de transição

Haddad se reúne com Guedes: "Foi uma conversa excelente, muito cordial"

Cotado para a pasta da Fazenda no governo Lula se encontra com o ministro da Economia do atual governo Paulo Guedes. Novas conversas entre os membros da equipe de transição devem ocorrer com integrantes de Secretarias e da Receita Federal

Henrique Lessa
postado em 08/12/2022 13:11
 (crédito: Divulgação/PT)
(crédito: Divulgação/PT)

O mais cotado para assumir a pasta da Fazenda no próximo governo, o ex-ministro Fernando Haddad se encontrou nesta quinta-feira (8/12) com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Para Haddad, o encontro foi de alto nível, “Foi uma excelente conversa, muito cordial, muito educada, muito transparente” disse aos jornalistas ao voltar da reunião com Guedes para o hotel em Brasília onde está hospedado o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e diversos membros da cúpula petista.

Integrante do grupo técnico da transição na área econômica, Haddad disse ser responsável pela articulação política entre as duas equipes “Eu estou fazendo toda a interface política do GT com a equipe do ministro Paulo Guedes”, contou. Na avaliação do petista, é fundamental para a equipe do novo governo Lula construir uma “matriz de riscos” dos serviços essenciais ameaçados a partir do próximo ano. “Foi uma conversa foi muito importante, com esse tipo de conversa você garante que muitos projetos importantes tenham continuidade”, afirmou Haddad.

O ex-ministro da Educação ressaltou a importância de se manter um diálogo com o governo que está próximo de concluir o mandato. “A gente quer que a transição seja o mais suave possível” apontou Haddad. Ele disse que, após essa reunião com Guedes, o grupo de transição deve realizar novas conversas com a pasta até a próxima terça-feira. Estão previstos encontro com as secretarias do ministério, como a Secretaria do Tesouro, e a Receita. Segundo Haddad, será uma oportunidade de detalhar melhor os riscos para a política econômica.

O tratamento "cordial" entre Haddad e Guedes destoa do tom grosseiro adotado pelo ministro de Bolsonaro recentemente. Em novembro, na primeira declaração após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, Guedes criticou o andamento das negociações para a PEC. “Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar, vai construir um negócio melhor", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação