NOVO GOVERNO

O que é a diplomação de um presidente e por que ela é importante

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, serão diplomados nesta segunda-feira, 12 de dezembro

Jéssica Andrade
postado em 12/12/2022 11:22 / atualizado em 12/12/2022 11:34
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Na tarde desta segunda-feira (12/12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse protocolo acontece desde 1946 e marca o fim do processo eleitoral.

De acordo com o advogado Carlos Eduardo Raulino, da Carvalho e Souza Raulino Advogados, a diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral, prevista no Código Eleitoral, que atesta que aqueles candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo nas eleições gerais.

No rito, Lula e Alckmin receberão documentos chamados “diplomas”, assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Assim, estarão habilitados para exercerem os mandatos.

“Com isso, eles tornam-se aptos a assumirem os cargos, embora a posse só aconteça no dia 1º de janeiro. Mas o mais importante, no meu entender, é a cerimônia que atesta aqueles candidatos foram realmente e efetivamente eleitos pelo povo”, explica Raulino.

A cerimônia antecede a posse, ocasião em que o presidente eleito recebe a faixa eleitoral.
“A diplomação é importante porque não é apenas uma formalidade, pelo contrário, para a Justiça Eleitoral, ela é uma exigência legal para que a posse ocorra”, esclarece Raulino.

Cerimônia acontece nesta segunda (12)

O prazo limite para a Corte atestar oficialmente a vitória do candidato eleito é dia 19, segundo o cronograma da Justiça Eleitoral. No entanto, neste ano, está marcada para acontecer às 14h desta segunda-feira (12/12), no Plenário do TSE.

A antecipação aconteceu pelo receio da equipe de Lula, e também dos tribunais superiores, de que haja tumulto causado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a cerimônia.

Antes de serem diplomados como presidente e vice eleitos, Lula e Geraldo Alckmin (PSB) precisaram ter as contas julgadas e aprovadas na corte eleitoral, o que aconteceu na última terça-feira (6/12). Sem essa confirmação, por exemplo, Lula e Alckmin não poderiam exercer os cargos a que foram eleitos.

O evento contará com um forte esquema de segurança. A Secretaria de Segurança Pública orientou que os motoristas evitem a área próxima ao TSE. 

Cerimônia de Posse

Lula e Alckmin serão, oficialmente, recebidos pelo povo como presidente e vice-presidente da República, em Brasília, no dia 1° de janeiro, na cerimônia oficial de posse dos novos chefes do executivo.

De acordo com a tradição, nesta cerimônia, Lula deve subir a rampa do Palácio do Planalto e deve receber a faixa do atual mandatário. Porém, ainda não se sabe se Jair Bolsonaro vai comparecer à cerimônia e passar a faixa presidencial para Lula.

A equipe do petista, liderada por Janja Silva, esposa do presidente eleito, planeja um evento com shows de diversos artistas nacionais, para mais de 300 mil pessoas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação