NOVO GOVERNO

Elmar Nascimento é escolhido relator da PEC da Transição na Câmara

Anunciado como relator da Proposta na tarde desta terça-feira (13/12), o deputado diz que votação pode começar já nesta quinta-feira (15/12)

Taísa Medeiros
postado em 13/12/2022 20:28 / atualizado em 13/12/2022 20:31
 (crédito: Wilson Dias/Agencia Brasil)
(crédito: Wilson Dias/Agencia Brasil)

Escolhido como relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição nesta terça (13/12), o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA) afirmou que a votação do projeto deve iniciar a partir de quinta-feira (15/12).

“Eu acabei de ser designado o relator. É humanamente impossível ouvir a todos os deputados e líderes, e a gente ter retrato e poder encaminhar um texto para votação amanhã ainda. Então será lá pra quinta-feira, e vai facilitar esse processo de híbrido de poder votar pro celular, porque mesmo que esteja em deslocamento em outro estado vai poder votar”, disse, em coletiva de imprensa no salão verde da Câmara.

O parlamentar afirmou que o prazo máximo para a aprovação da proposta é a próxima terça-feira (20/12). “O relator do orçamento [senador Marcelo Castro (MDB-PI)] vai apresentar o relatório e votar. Nós vamos votar o Orçamento esse ano, por isso terça é o prazo máximo. A PEC abre espaço pro orçamento, e de certa forma o Orçamento está condicionado a ela”, explicou.

Negociação

Nascimento não expressou opinião sobre a proposta, aprovada pelo Senado Federal na última semana. A intenção é que, apesar dos destaques que devem ser apresentados pelos deputados, o texto passe na Câmara sem alterações, para que seja promulgada este ano.

“Vou traduzir o que a maioria dos deputados e líderes quiserem fazer. Se quiserem manter o mesmo texto do Senado, eu tenho a minha opinião pessoal, aqui vai ser opinião da maioria dos deputados, dos líderes desta casa”, salientou o parlamentar. A PEC viabiliza a promessa de campanha do governo eleito de manter o Auxílio Brasil (que voltará a ser Bolsa Família) em R$ 600 e o benefício extra para cada criança menor de seis anos no valor de R$ 150.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação