Novo Governo

Maria Laura da Rocha será 1ª mulher no mais alto cargo da diplomacia brasileira

Futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que a embaixadora ocupará a secretaria geral do Itamaraty a partir de 2023

Rosana Hessel
postado em 14/12/2022 14:37 / atualizado em 15/12/2022 09:52
 (crédito: Agência Brasil)
(crédito: Agência Brasil)

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou o nome de uma mulher no cargo mais alto da diplomacia brasileira. A embaixadora Maria Laura da Rocha, ex-chefe de gabinete do MRE entre 2008 e 2011 e atualmente embaixadora do Brasil na Romênia, será a chefe da secretaria-geral do Itamaraty a partir de janeiro. A diplomata será a primeira mulher a ocupar o cargo.

“Atualmente, a embaixadora está na Romênia e, além de tudo, é uma amiga pessoal”, afirmou Vieira, nesta quarta-feira (14/12), em sua primeira entrevista coletiva após ser escolhido como ministro pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de chefe de gabinete do ex-ministro Celso Amorim, a embaixadora trabalhou em representações do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Nascida no Rio, em 1955, a advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é casada e tem duas filhas. Em 1976 passou no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD) do Instituto Rio Branco, em 1976.

De volta à cena internacional

Outro nome confirmado pelo futuro chanceler foi o do chefe de gabinete, o ministro Ricardo Monteiro, que o acompanhou na entrevista. Vieira chefiou o Itamaraty no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele disse ser uma grande honra assumir novamente o cargo.

“O presidente Lula me orientou para trazer o Brasil de volta à cena internacional. O país esteve ausente durante muito tempo”, disse Vieira. “A nova política será de reconstruir pontes com os vizinhos sul-americanos, com todos os mecanismos e, em seguida, o nosso ambiente mais próximo que é a América Latina”, afirmou.

De acordo com o diplomata, as primeiras medidas que ele tomará à frente do cargo serão de cuidar das visitas oficiais de Lula para a Argentina, para os Estados Unidos e para a China nos primeiros três meses de governo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação