Novo governo

A convite de Lula, Luiz Marinho deve voltar ao Ministério do Trabalho

Ex-sindicalista já esteve à frente da pasta no primeiro mandato do presidente Lula

Henrique Lessa
postado em 14/12/2022 16:07 / atualizado em 14/12/2022 16:08
 (crédito: Paulo Pinto/Agência PT)
(crédito: Paulo Pinto/Agência PT)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) para o Ministério do Trabalho. O ex-sindicalista presidiu a Central Única dos Trabalhadores no início do primeiro mandato de Lula em 2003. Já em 2006, comandou o Ministério do Trabalho, indo posteriormente para a pasta da Previdência Social.

Segundo falas do presidente eleito, o desenho da Esplanada deve espelhar o seu segundo mandato, podendo incluir o desmembramento do atual Ministério do Trabalho e Previdência em dois, com a recriação da pasta da Previdência.

Apesar do nome de Marinho ainda não ter sido anunciado oficialmente, petistas ligados ao ex-ministro indicam que ele confirmou nesta quarta-feira (14/12) ter aceitado o convite do presidente e acreditam que seu nome seja anunciado nas próximas horas.

A escolha do petista demonstra a força do partido no governo de frente ampla que Lula busca montar. E reforça, assim, as especulações de que a legenda conseguirá barrar a indicação para a pasta do Desenvolvimento Social, da senadora Simone Tebet (MDB-MS), a mais cotada até o momento e que terá o controle do cobiçado orçamento do Bolsa Família.

No Ministério do Trabalho, Marinho deve enfrentar o debate sobre a revogação da reforma trabalhista, assunto que o grupo técnico do Trabalho do Gabinete de Transição disse estar fora de questão, sendo necessário apenas uma modernização e adequação da legislação em vigor.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação