Novo governo

Lula decide que Camilo Santana será próximo ministro da Educação

A escolha foi firmada na noite de ontem (19/12) em Brasília. A atual governadora do Ceará, Izolda Cela, assumirá a Secretaria de Educação Básica

Victor Correia
postado em 20/12/2022 10:14
 (crédito: Divulgação/PT)
(crédito: Divulgação/PT)

O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) será o próximo Ministro da Educação. A decisão foi firmada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite de segunda-feira (19/12) em Brasília. No mesmo encontro, foi definido ainda que a atual governadora do estado, Izolda Cela, assumirá o cargo de Secretária Nacional de Educação Básica.

De acordo com o Blog do Camarotti, do portal G1, estavam na reunião o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), Izolda Cela e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta semana. Tanto Camilo Santana quanto Izolda Cela eram cotados para assumir o comando da pasta. A atual governadora assumirá, porém, uma das secretarias mais importantes do novo governo, que terá foco na Educação Básica, incluindo a recuperação do déficit de aprendizagem durante a pandemia.

Izolda tem a educação básica como uma das marcas de seu governo no Ceará. Na última sexta-feira (16/12), por exemplo, ela sancionou uma lei estadual para ampliar o ensino em tempo integral nas escolas municipais.

Camilo Santana governou o Ceará entre 2015 e 2022, deixando o cargo em abril para disputar as eleições ao Senado Federal. Izolda, sua vice, assumiu desde então. O ex-governador também já foi deputado estadual, secretário de Desenvolvimento Agrário e de Cidades do Ceará.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação