TRANSIÇÃO DE GOVERNO

GSI escala agente para segurança da família Bolsonaro em Miami

A informação consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. O GSI escalou a agente para ficar em Miami entre hoje e amanhã

Francisco Artur
postado em 28/12/2022 11:42 / atualizado em 28/12/2022 11:45
 (crédito:  Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

Em meio a rumores de que o presidente Jair Bolsonaro vai aos Estados Unidos para não acompanhar a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) designou uma agente para acompanhar a família Bolsonaro em Miami. 

A informação consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28/12). A publicação afirma que a 2ª sargento do Exército Brasileiro Aline Amâncio de Oliveira ficará encarregada de acompanhar o presidente e familiares. 

Como o mandato de Bolsonaro acaba no dia 31, o GSI escalou a agente para ficar em Miami entre 28 a 29 deste mês. Embora haja mobilização do gabinete para movimentar a agente aos EUA, Bolsonaro não confirma oficialmente se vai viajar para lá. 

Faixa presidencial

Caso Bolsonaro concretize a viagem, haverá grandes chances de ele não estar em Brasília para passar a faixa de presidente da República a Lula, no domingo (1º/1). Segundo aliados do Planalto, o próprio Bolsonaro fala reservadamente que não participará do rito democrático. 

Com possível recusa do presidente, ao ritual de passagem de faixa seria feito pelo vice Hamilton Mourão (Republicanos). Em novembro, porém, ele negou que vá passar a faixa a Lula. "Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar", afirmou.

O Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, estabelece as normas oficiais da cerimônia de posse do presidente da República. Nele, consta que o novo chefe do Executivo deve ser recebido à porta principal do Palácio do Planalto. A falta da solenidade, porém, não é impeditiva para a posse de Lula.

A próxima primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, organiza uma cerimônia simbólica e fora dos protocolos no próximo 1º de janeiro, que não conta com a presença de Bolsonaro no dia. A ideia da socióloga é de que pessoas comuns, sem cargos políticos, entreguem a faixa presidencial para Lula no Parlatório do Planalto.   

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação