Novo Governo

A três dias da posse, bolsonaristas seguem em frente a quartel em BH

A três dias da posse de Lula, manifestantes seguem mobilizados em frente a quartel do exército em Belo Horizonte pedindo que o petista não assuma a presidência

Bernardo Estilac - Estado de Minas
postado em 29/12/2022 19:08
 (crédito: Alexandre Guzanshe /EM/D.A Press)
(crédito: Alexandre Guzanshe /EM/D.A Press)

A três dias do início oficial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o acampamento de bolsonaristas em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar, na Avenida Raja Gabaglia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, segue montado e pedindo intervenção contra a posse do presidente eleito. Nesta quinta-feira (29/12), manifestantes mantêm agenda com palavras de ordem, bandeiras nacionais e faixas de ataque ao sistema eleitoral do país.

A estrutura com barracas, alimentação, banheiros químicos e um trio elétrico que toca hinos e amplifica os discursos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) continua funcionando normalmente após quase dois meses. Os manifestantes estão na porta do quartel desde o encerramento do segundo turno da eleição presidencial, que decretou vitória do candidato petista.

Comandantes militares já sinalizaram que aguardam ordem de Lula para começar a desmobilização dos manifestantes em frente aos quartéis em todo o Brasil. A medida começaria a partir de 1º de janeiro. Os chefes das Forças Armadas estão em contato com o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, nome escolhido em sinal de conciliação com os militares.

Também nesta quinta, o exército suspendeu a retirada de bolsonaristas na capital federal após protestos dos manifestantes. A desmobilização em Brasília tem uma atenção especial após atos de vandalismo e tentativa de explosão de bomba na cidade neste mês. As polícias Civil e Federal cumprem 32 ordens judiciais de busca e apreensão no Distrito Federal contra envolvidos em protesto violento em 12 de dezembro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação