Novo governo

Rita de Oliveira será número 2 do Ministério dos Direitos Humanos

Defensora regional de Direitos Humanos do Paraná, Rita assumirá secretaria-executiva da pasta a ser comandada por Silvio Almeida

Ândrea Malcher
postado em 30/12/2022 16:19 / atualizado em 30/12/2022 17:16
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Silvio Almeida, futuro ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, anunciou a defensora pública Rita Cristina de Oliveira como secretária-executiva da pasta, nesta sexta-feira (30/12). Ele divulgou a escolha nas redes sociais.

“É muito satisfatório ter nesta posição alguém que reúne, com sobras, todas as condições técnicas e políticas necessárias para conduzir os projetos do MDHC”, escreveu.

Rita é defensora regional de Direitos Humanos do Paraná e coordena o grupo de trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União. Advogada, a indicada para número dois de Silvio Almeida é especialista em direito público e, no último ano, integrou a Comissão de Juristas Negros e Negras da Câmara dos Deputados.

A secretária-executiva da pasta comemorou a indicação. "Sem palavras para descrever a emoção e honra pela confiança desse enorme intelectual da atualidade que eu tanto admiro e que forjou minha formação", disse, citando Almeida. "Darei o melhor nesse desafio, certa que me apresento a ele com meus ancestrais e amigos de muitas batalhas. Gratidão".

 

 

Direitos Humanos e Cidadania será uma das 37 áreas contempladas com ministérios pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O jurista e filósofo Silvio Almeida será o ocupante do cargo e se destaca pela atuação na luta antirracista. Almeida é autor do livro Racismo Estrutural, publicado em 2019 e um dos trabalhos mais influentes sobre o tema, é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), presidente do Instituto Luiz Gama e do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação