VIAGEM

Bolsonaro chega nos EUA para "período sabático" após mandato

Presidente viajou às vésperas da posse de Luiz Inácio Lula da Silva e não irá passar faixa presidencial para o petista

Luana Patriolino
postado em 30/12/2022 23:45 / atualizado em 30/12/2022 23:46
 (crédito: Carolina Antunes/PR)
(crédito: Carolina Antunes/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou dos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira (30/12), para passar um “período sabático” com a família, depois de perder as eleições deste ano. O avião pousou no Aeroporto Internacional de Orlando por volta das 23h. Contrariando o rito democrático, ele não irá passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na solenidade de posse marcada para este domingo — 1º de janeiro de 2023.

Bolsonaro viajou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa é que ele fique em um resort em Palm Beach, de propriedade do ex-presidente americano Donald Trump, aliado do brasileiro. Depois, o futuro ex-presidente deve partir para Miami. Uma publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira autorizou a atuação de cinco assessores em uma "agenda internacional" com ele entre 1º de janeiro e 30 de janeiro.

Ainda não há informações sobre como e quando será o retorno dele ao Brasil, já que, por ter deixado a presidência, não poderá mais usar o avião da FAB — a não ser que Lula autorize. Bolsonaro não comunicou Hamilton Mourão sobre a saída do Brasil. Com isso, ficará sob responsabilidade de Mourão a passagem de faixa para Lula, tarefa que o vice-presidente já anunciou que não cumprirá. O PT ainda não informou como será feita a passagem de faixa para o presidente eleito.

Live de despedida

Jair Bolsonaro chorou, nesta sexta-feira, no final da live de despedida do cargo de presidente. Segundo ele, “não vai demorar muito tempo, o Brasil vai voltar à normalidade. No final, o bem vai vencer o mal”, pregou o político. “Muita luta, mas um bom 2023 a todos. Deus abençoe o nosso Brasil. Vamos em frente”, desejou.

Durante a transmissão ao vivo, o futuro ex-presidente também destacou o que considera “vitórias” do seu governo, como os decretos de flexibilização da posse de arma de fogo e o controle da inflação por meio da isenção de impostos federais e das ações que promovem o teto na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação