CERIMÔNIA NO CONGRESSO

Lula homenageia Piauí ao assinar termo de posse; entenda

Presidente da República utilizou caneta recebida em 1989, durante um comício no estado do Nordeste; lá, ele obteve a maior vantagem percentual sobre Bolsonaro

Estado de Minas
postado em 01/01/2023 16:31
 (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

Empossado presidente da República neste domingo (1°/1), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o termo de posse com uma caneta que ele guardou por mais de trinta anos. O objeto foi dado a ele em 1989, durante um comício no Piauí (PI).

Ao ser oficializado chefe do poder Executivo federal em cerimônia no Congresso Nacional, em Brasília (DF), o petista disse ter escolhido utilizar a caneta para homenagear os piauienses.

"Um cidadão me deu essa caneta e disse que era para assinar a posse com ela se eu ganhasse a eleição de 1989. Não ganhei em 1989, 1994 e 1998. Ganhei em 2002 e, quando cheguei aqui, tinha esquecido minha caneta. Assinei com a caneta do senador Ramez Tebet. Em 2006, assinei com a caneta do Senado. Agora, encontrei a caneta. Essa caneta é uma homenagem ao povo do estado do Piauí", disse.

Ramez Tebet, que deu a caneta a Lula em 2002, é o pai da senadora Simone Tebet (MDB), que vai ser ministra do Planejamento no governo que começa neste domingo.

Ao relembrar a história vivida no Piauí, Lula se dirigiu ao senador Wellington Dias (PT), ex-governador do estado e futuro ministro do Desenvolvimento Social. O Piauí foi o estado em que o presidente venceu Jair Bolsonaro (PL) com a maior margem de votos. O vencedor obteve 76,86% dos votos válidos no estado do Nordeste, ante 23,14% do adversário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE