Minas e Energia

Ministro Alexandre Silveira diz que Petrobras ampliará número de refinarias

O novo ministro de Minas e Energia também criticou a política adotada pela petroleira em relação aos preços dos combustíveis

Francisco Artur
postado em 02/01/2023 19:54 / atualizado em 02/01/2023 22:14
 (crédito: Francisco Artur/CB/D.A Press)
(crédito: Francisco Artur/CB/D.A Press)

O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, nesta terça-feira (2/01). No primeiro discurso no cargo, ele afirmou que a Petrobras investirá na ampliação de refinarias pelo país e criticou a política de preços da estatal.

“A Petrobras terá o papel central na expansão das refinarias”, pontuou. Segundo o novo titular da pasta de Minas e Energia, a ampliação da capacidade de refino do petróleo fará com que a petroleira diminua a dependência dos preços internacionais de combustíveis.

“Chega a ser difícil explicar para a população, como a Petrobras, com a tecnologia e o pré-sal, fica refém do mercado internacional”, disse Alexandre Silveira.

Nova política de preços

Contrária à política do governo de Jair Bolsonaro (PL), que pregava a privatização das refinarias da Petrobras, o novo ministro de Minas e Energia defendeu maior intervenção do estado na gestão da petroleira e na política de preços de combustíveis.

Quanto à cobrança da gasolina, diesel e etanol, o discurso de Silveira vai ao encontro do que prega o nome indicado pelo presidente Lula para comandar a Petrobras. Em entrevistas recentes, o senador Jean Paul Prates (PT) criticou o fato de a estatal repassar os preços do mercado internacional na venda de combustíveis. 

Prudência e responsabilidade

Em coletiva de imprensa, Alexandre Silveira comentou sobre a prorrogação da medida provisória que isenta impostos federais na gasolina e no etanol. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, no domingo (1º/01), que esse decreto valerá por mais 60 dias. 

Ele disse que a decisão pela continuação da desoneração tributária significou "prudência e responsabilidade com o Brasil". "O presidente Lula  assumiu o mandato ontem, então nada mais correto com o povo brasileiro ele dar um tempo à equipe do Ministério de Minas e Energia, à nova diretoria da Petrobras para que a gente possa estabelecer com muita serenidade, com equilíbrio para que alcancemos  a segurança na tarifa ao usuário", esclareceu.   

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE