AMAZÔNIA

Helder Barbalho assume Consórcio Amazônia Legal

Governador reeleito do Pará foi eleito para o cargo por unanimidade em votação realizada entre os governadores dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Michelle Portela
postado em 04/01/2023 16:42 / atualizado em 04/01/2023 16:42
 (crédito: Marco Santos/Ascom/Consórcio da Amazônia Legal)
(crédito: Marco Santos/Ascom/Consórcio da Amazônia Legal)

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), tomou posse como presidente do Consórcio Amazônia Legal, nesta quarta-feira (4/1), em solenidade realizada em Brasília. O grupo é formado por nove estados, que ocupam 59% do território brasileiro e abrigam mais de 29,3 milhões de pessoas.

O mandato de Barbalho é válido apenas para 2023. Ele substitui o ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que passa a ser o novo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, com a proposta de promover a união entre os líderes regionais, integrando pautas comuns e estratégicas. “Objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social”, ressaltou.

Entre os objetivos, de acordo com o novo presidente, está a  construção de uma agenda estratégica para a promoção da bioeconomia na região. "Para que possamos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, com a sua oportunidade de bioeconomia, transformando floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”, destacou.

Eleição

Barbalho é irmão do novo ministro das Cidades, Jader Barbalho (MDB) e foi eleito para o cargo por unanimidade em reunião do grupo no último dia 19 dezembro. Votaram os governadores - de fim de mandato - dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Além de Góes, o evento também contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, de representantes internacionais, membros do Congresso Federal, prefeitos, deputados estaduais e vereadores.

Ainda nesta quarta-feira, está previsto encontro de Barbalho com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, para reafirmar o compromisso do Consórcio Amazônia Legal em sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP). “Estarei com o ministro para formalizar o desejo de que a Amazônia possa sediar a COP 30 em 2025”, adiantou.

O governador também ressaltou a necessidade de recuperação do pacto federativo e das parcerias institucionais entre os estados e a União. 

Missão

O Consórcio tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. Seu objetivo é ser referência global em articulação, estratégia e governança, para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.

Com informações da Agência Pará.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE