GOVERNO FEDERAL

Marina Silva manda indireta a Salles durante posse: 'Boiadas passaram'

Em maio de 2020, então ministro usou termo para se referir a mudanças de 'todo o regramento', enquanto atenções se voltavam à COVID-19

Estado de Minas
postado em 04/01/2023 23:01 / atualizado em 04/01/2023 23:03
 (crédito: Juca Varella)
(crédito: Juca Varella)

Ao tomar posse como ministra do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (4/1), Marina Silva mandou uma indireta a Ricardo Salles, que ocupou o posto de janeiro de 2019 a junho de 2021, quando o Brasil era governado por Jair Bolsonaro (PL). A nova ministra, definida pelo atual presidente Lula (PT), fez referência ao termo "boiada", usado por Salles, para criticar a gestão passada.

"Boiadas passaram no lugar onde deveriam passar apenas políticas de proteção ambiental. O estrago não foi maior porque as organizações da sociedade e os servidores públicos, vários parlamentares que se colocaram à frente de todo esse processo de desmonte e, sobretudo, servidores públicos e também setores do Judiciário, junto a uma sociedade corajosa, se colocaram à frente como verdadeiros anteparos da resistência da luta ambiental brasileira", disse, durante a posse.

Salles usou o termo durante uma reunião ministerial de maio de 2020. Na ocasião, o então ministro do Meio Ambiente defendeu mudanças regulamentares enquanto o foco, naquele momento, estava no combate à pandemia de COVID-19, que teve início em março daquele ano.

"É preciso um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de COVID e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De IPHAN, de Ministério da Agricultura, de ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo... Agora é hora de unir esforços para dar de baciada a simplificação, é de regulatório que nós precisamos, em todos os aspectos", disse Salles, à época.

Marina Silva

Marina Silva foi empossada ministra do Meio Ambiente nesta quarta. Ela substitui Joaquim Leite no cargo, que foi o ministro do ex-presidente Bolsonaro ao fim de 2022.

A atual ministra já atuou no posto de 2003 a 2008, quando também chefiou o Meio Ambiente em dois mandatos de Lula - 2003 a 2006 e 2007 a 2010. Em 2022, Marina Silva também foi eleita deputada federal por São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE