Atos extremistas

Interventor diz que situação no Distrito Federal está controlada

Ricardo Capelli disse que as operações serão retomadas na manhã desta segunda-feira após um dia de ataques em Brasília

Thays Martins
postado em 09/01/2023 06:45
 (crédito: Felipe Gonçalves/Brasil 247)
(crédito: Felipe Gonçalves/Brasil 247)

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, nomeado interventor do Distrito Federal pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, na madrugada desta segunda-feira (9/1), que a situação em Brasília está controlada. De acordo com ele, as operações serão retomadas nesta terça e tudo será devidamente apurado. "Os criminosos continuarão sendo identificados e punidos", disse pelo Twitter.

Na noite deste domingo (8/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal em Brasília após bolsonaristas extremistas atacarem e depredarem o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). A medida tira o comando das forças de segurança do governo do Distrito Federal e passa para o Executivo Federal até 31 de janeiro.

Segundo o decreto assinado por Lula, o objetivo da intervenção é pôr fim ao "grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal, marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos"

Pelo menos 400 pessoas foram detidas, segundo a Polícia Civil do DF. Na madrugada desta segunda, o ministro do STF Alexandre de Moraes também determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias. Com a decisão, a vice-governadora Celina Leão assume o GDF.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE