O Palácio do Planalto amanheceu nesta segunda-feira (9/1) em meio a um cenário caótico. Após ataques e invasões de terroristas ocorridos ontem na Praça dos Três Poderes, o prédio passa por reparos iniciais, na medida do possível, como limpeza na área e no espelho d'água e medição para troca de vidros. Há ainda vestígios de sangue na parte do térreo, próximo à porta do comitê de imprensa.
A maioria dos vidros foi quebrada na ação dos terroristas, que depredaram até mesmo o chão de granito que segue com pedaços soltos. Os criminosos depredaram também mesas, cadeiras, computadores, televisores, documentos e obras de arte.
Saiba Mais
- Política Rússia e China condenam atos golpistas em Brasília e apoiam Lula
- Política Extremistas presos começam a ser levados para a Papuda e Colmeia
- Política Invasão de bolsonaristas em Brasília — em resumo, os acontecimentos até agora
- Política Após ataques, Senado é interditado; Câmara e STF suspendem expediente
Na manhã desta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) está reunido, no Planalto, com os ministros Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, além do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
Em seguida, o chefe do Executivo se reúne ainda com o ministro da Defesa, José Múcio, o general Júlio Cesar de Arruda, comandante do Exército, o almirante Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, e tenente-brigadeiro do ar, e Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica.
Também está prevista uma reunião às 18h com governadores dos estados.
Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.