Atos terroristas

CPI de atos antidemocráticos consegue assinaturas necessárias

CPI de iniciativa da Soraya Thronicke quer investigar atoa terroristas realizado por bolsonaristas neste domingo

Raphael Felice
postado em 09/01/2023 14:05
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da senadora Soraya Thronicke (União-MS) para investigar os atos terroristas e antidemocráticos já possui as assinaturas necessárias para instalação. A informação foi passada pela assessoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), nesta segunda-feira (9/1).

Até o momento 31 senadores assinaram o pedido de CPI, sendo o 27 o mínimo necessário para abertura de CPI, que ainda não foi protocolada.

Thronicke já pode protocolar o pedido de CPI, mas a comissão duraria até o dia 31 de janeiro, pois comissões parlamentares de Inquérito não podem transpassar de uma Legislatura para outra. Caso seja protocolada, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determinar a abertura da comissão. Resta saber se os senadores vão abrir uma CPI agora e já deixar outra lista engatilhada para a partir de 1° de fevereiro ou vão aguardar a chegada dos novos senadores.

Dos 31 signatários, cinco vão ficar sem mandato a partir do dia 1° de fevereiro. Essas assinaturas, portanto, deixam de valer, deixando a lista da CPI com 26 assinaturas, uma a menos do mínimo necessário.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que participou de uma reunião de senadores comandada pelo presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), disse que acredita que os senadores que terão mandato a partir de 1° de fevereiro, vão ter sensibilidade para apoiar a CPI. Os senadores estão reunidos para votar o decreto de intervenção assinado por Lula no domingo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE