CONGRESSO NACIONAL

"A maior resposta é mais e mais democracia", diz Lira em plenário depredado

A Câmara vota na noite desta segunda (9/1) o decreto de Lula que determina intervenção federal na segurança do DF

Victor Correia
postado em 09/01/2023 21:25 / atualizado em 09/01/2023 21:25
 (crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)
(crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)

No Plenário depredado por terroristas da Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), declarou que a maior resposta à tentativa de golpe de Estado é "mais e mais democracia". Lira conduziu a votação do decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Eu queria dizer da angústia que nos passamos ontem em todo o dia, e sobretudo do simbolismo da Câmara dos Deputados", discursou o presidente da Casa na abertura da sessão extraordinária, em modelo híbrido. "Esse plenário, graças a Deus, foi preservado como símbolo da nossa democracia", acrescentou.

Segundo Lira, em comparação ao estrago feito no restante do Congresso, o plenário da Câmara foi razoavelmente preservado. Ainda assim, é possível ver marcas da depredação nas cadeiras, mesas, equipamentos, vidros e tapetes. Durante o dia, houve uma força tarefa de limpeza no prédio, que priorizou o plenário.

O presidente da Casa também declarou repúdio aos atos e pediu punição exemplar aos envolvidos. "Nenhum de nós se sente representado pela desordem de ontem, independente do posicionamento. O povo quer respeito à ordem. A maior resposta que podemos dar agora é mais e mais democracia", declarou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE