Congresso

Parlamentares se reúnem com Lula no Planalto após Congresso aprovar intervenção

Entrega do decreto de intervenção feita pessoalmente ao presidente Lula é mais um ato simbólico em defesa da democracia

Raphael Felice
postado em 11/01/2023 12:36 / atualizado em 11/01/2023 12:38
 (crédito: Reprodução/TV Brasil)
(crédito: Reprodução/TV Brasil)

Um grupo de parlamentares foi ao Palácio do Planalto para entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em mãos, o decreto de intervenção federal no Distrito Federal. A medida foi assinada por Lula e aprovada nas Câmara e no Senado como medida de segurança contra os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Os senadores partiram da Congresso, por volta das 11h. Havia a expectativa de se realizar uma caminhada até o Planalto, para gerar um simbolismo ainda maior, mas os congressistas decidiram ir de carro. O presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não está reunido com o grupo, pois acordou com sintomas gripais, segundo informou a assessoria. Quem representou a presidência da Casa Maior foi o vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi direto da Residência Oficial para o Planalto.

Assista à coletiva de imprensa no Palácio do Planalto:

No caminho da presidência do Senado até a entrada da chapelaria onde os parlamentares entraram nos carros, o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), comentou a previsão de mais atos golpistas marcados em várias partes do Brasil nesta quarta-feira (11).

“São mais atos golpistas, mas a democracia está preparada para que não prosperem e não vão prosperar”, comentou.

Também foram ao Palácio do Planalto os seguintes senadores: Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Rocha (PT-PA) Eliziane Gama (Cidadania-MA), Eduardo Braga (MDB-AM), Marcelo Castro (MDB-PI), Zenaide Maia (PSD-RN) Irajá (PSD-TO), Nelsinho Trad (PSD-MS), Otto Alencar (PSD-BA) Daniela Ribeiro (PSD-PB), Rena Calheiros (MDB-AL). O ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias. O Correio ainda aguarda a lista de deputados federais presentes.

8 de janeiro

No último domingo, dia 8 de janeiro, bolsonaristas radicais promoveram atos de terror e de tentativa de golpe de Estado na sede dos Três Poderes em Brasília. Com pouco efetivo e inação da Polícia Militar no começo do ato, os vândalos conseguiram invadir os palácios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Planalto. Só após algumas horas dos atos e da depredação e destruição da estrutura e obras históricas da República, houve a chegada do efetivo policial.

Para tomar providências, Lula assinou um decreto de intervenção federal na segurança pública do DF no domingo. Após a medida, reuniu governadores de todas as 27 unidades da Federação, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e o presidente da Câmara Arthur Lira, além de outros representantes dos Poderes.

O grupo de políticos fez uma caminhada do Planalto até o STF, com a intenção de demonstrar a força das instituições, da Democracia e do Estado Democrático de Direito do Brasil.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE