PRISÃO PRVENTIVA

Anderson Torres está preso no 4º Batalhão da PM, em Brasília, diz jornal

O ex-ministro realizou o exame de corpo de delito ainda no Aeroporto Internacional de Brasília

Jéssica Andrade
postado em 14/01/2023 10:26 / atualizado em 14/01/2023 11:56
 (crédito: Rafaela Gonçalves/CB-DA Press)
(crédito: Rafaela Gonçalves/CB-DA Press)

O ex-ministro da gestão Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, está preso no 4º Batalhão da Polícia Militar no Guará, em Brasília. A informação é da Globo News. Torres foi preso assim que desembarcou em solo brasileiro às 7h20 deste sábado (14/1).

De acordo com o jornal, Anderson realizou o exame de corpo de delito ainda no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. Em seguida, foi levado diretamente para o 4º Batalhão. As autoridades, no entanto, não informaram qual o destino de Torres em seguida. O local definitivo em que o ex-secretário ficará preso deve ser definido pelo ministro do Supremo tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Outro procedimento aguardado com atenção é o depoimento de Torres, que pode acontecer ainda neste sábado ou na segunda-feira (16/1). No entanto, ele tem o direito de permanecer calado.

Em nota, a Polícia Federal confirmou que cumpriu, na manhã deste sábado (14/1), mandado de prisão preventiva, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, em desfavor do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

"Ele, que é policial federal, foi preso ao desembarcar no Aeroporto de Brasília e encaminhado para a custódia, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações seguem em sigilo", informou a corporação.

Prisão preventiva

A prisão de Anderson Torres foi determinada na última terça-feira (10/1), pelo Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Torres é acusado de ter sabotado o comando da Segurança Pública do Distrito Federal durante os ataques terroristas de domingo (8/1). Ele deve responder por omissão e conivência.

Torres era o responsável pela segurança do Distrito Federal quando alguns bolsonaristas terroristas invadiram os prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, no domingo (8/1).

Na quinta-feira (12/1), a Polícia Federal divulgou que, durante operação de busca e apreensão na casa de Torres, foi encontrada uma minuta — versão prévia de um decreto presidencial — que previa a decretação de um Estado de Defesa nas sedes de tribunais eleitorais, que poderia ser usado para uma tentativa de golpe e de alterar o resultado das eleições de 2022.

Ainda no domingo (8), dia em que bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, Torres foi exonerado da secretaria de Segurança Pública do DF, cargo que assumiu depois de deixar de ser ministro de Bolsonaro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou, nesta sexta-feira (13/1), que pediria a extradição de Anderson Torres caso ele não se entregasse à Justiça e retornasse ao Brasil até segunda-feira (16/1).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE