MUDANÇAS

Defesa exonera brigadeiros da Aeronáutica de cargos de chefia

Os dois brigadeiros serão transferidos, a pedido, para a reserva remunerada do Comando da Aeronáutica

Agência Estado
postado em 18/01/2023 12:10 / atualizado em 18/01/2023 12:16
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agencia Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agencia Brasil)

O Ministério da Defesa fez mais movimentações no quadro de militares. Edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira, 17, traz a exoneração, a partir de 28 de janeiro, do brigadeiro do ar Marcos Dias Marschall do cargo de chefe da subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio.

A mesma edição traz também a exoneração, a partir de 20 de janeiro, do brigadeiro do ar Cesar Augusto O'Donnell Alvan do cargo de chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Os dois brigadeiros serão transferidos, a pedido, para a reserva remunerada do Comando da Aeronáutica.

Já o Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18, publicou a exoneração de mais 14 integrantes das Forças Armadas, que estavam atuando no Gabinete de Segurança Institucional. O GSI é responsável pela segurança do presidente e vice-presidente e também do Palácio do Planalto e das residências oficiais.

O afastamento desses militares ocorre num contexto de "perda de confiança" em parte dos militares assumida publicamente pelo presidente Lula. "Eu perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade", admitiu Lula ao Estadão, quando questionado sobre se sentia ameaçado. Até o fim desta semana, Lula terá encontro com os comandantes das Três Forças. Na conversa deverá falar dos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília e voltar a insistir que as Forças Armadas não devem ser partidarizadas, como ocorreu na gestão de Jair Bolsonaro. Saiba mais aqui. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

CONTINUE LENDO SOBRE